quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tutorial para fazer o Clear CMOS


Clique na foto para Ampliar
Primeiramente o que é Clear CMOS?
É uma operação que apaga todos os dados temporários desse software chamado bios, ou seja, apaga as informações de processador, periféricos e tudo mais. Portanto quando reinicializa, o software BIOS refaz todo o reconhecimento dos periféricos e tudo que esteja ligado na placa mãe.
Para apagar esses dados toda placa mãe conta com um jumper ou dois pontos de solda que quando são colocados em curto apagam a memória. Para saber exatamente qual o procedimento correto para dar um clearCMOS em sua placa é melhor dar uma olhada no manual, pq algumas pedem para tirar a bateria antes
e no manual diz aonde está o jumper ou pontos para esse curto.

Quando vou precisar fazer isso?
Quando sua plama mãe não reconhecer mais algum periférico, quando tiver uma senha da qual você não possa alterar o setup e mais outros fatores relevantes.
Vou como fazer isso via Hardware, ou seja, você jumpeando a mobo, e também com uso de programa para notebook ou PC's novos.

1° - Via Hardware
Toda placa mãe tem um jumper com essa função, geralmente é um jumper vermelho que fica perto da bateria da placa (Pilha da placa mãe)
 Na mobo vai ter 3 pinos, o jumper vai estar sobre 2, vc retira esse jumper e coloca sobre um que estava e outro que não estava, espere um minuto, depois recoloca o jumper no lugar.
Obs: Em nenhum momento faça isso com a fonte ligada e nem o estabilizador, e para ligar o PC os jumpers devem estar no mesmo lugar que estavam, então você faz o Clear CMOS com o PC desligado e desligado mesmo recoloca o jumper no lugar.

2° - Via Software

O PC CMOS Cleaner é uma ferramenta fácil de usar para recuperar, apagar, decodificar e exibir as senhas armazenadas no BIOS seja qual for a marca. A maior parte dos tipos de BIOS como AWARD, AMI, Compaq, Phoenix, Samsung, IBM, Compaq, DTK, Thinkpad, Sony, Toshiba são suportadas. É um CD bootável que funciona em computadores x86 e x86_64.

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário